SANTA INÊS
(28 de Janeiro)
TRÍDUO A SANTA INÊS, VIRGEM E MÁRTIR
Sofreu o martírio em Roma na metade do século III ou, mais provavelmente, no início do século IV. O Papa São Dâmaso adornou o seu sepulcro com versos, e muitos Santos Padres, seguindo Santo Ambrósio, celebraram seus louvores. Neste mesmo dia, 28 de janeiro de 1193, ao celebrar sua primeira missa, o nosso Santo Pai João de Matha foi iluminado por uma visão celeste para que fundasse a Ordem da Santíssima Trindade. Para lembrar tal acontecimento, Santa Inês é venerada como Patrona principal da Ordem.
ORAÇÃO
Ó singular exemplo de virtudes, gloriosa Santa Inês, por aquela viva fé pela qual fostes animada desde a mais tenra idade e que vos tornou de tal modo agradável a Deus que merecestes a coroa do martírio; alcançai-nos a graça de conservar intacta a nossa santa fé no coração e de professar-nos sinceramente cristãos não só com as palavras mas também com as obras, a fim de que testemunhando Jesus diante dos homens, Ele seja para nós uma favorável testemunha diante de seu eterno Pai.
R. Rogai por nós, Santa Inês.
V. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:
Ó Deus, que hoje nos alegrais com a festa de Santa Inês, virgem e mártir, a quem veneramos como Patrona de nossa família, concedei que, ajudados por seus méritos e iluminados por seus exemplos de castidade e fortaleza possamos seguir a Cristo no caminho de nossa vocação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
R. Ora pro nobis, sancta Ágnes.
V. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.
Oremus:
Deus, visibílium ómnium et invisibílium Cónditor, qui hodiérnam díem caeléstibus visiónibus honorábilem nobis fecisti; cleméntiam tuam supplíciter deprecámur: ut ómnes, qui beatae Agnétis, Vírginis et Mártyris tuae, solémnia cólimus, éjus apud te patrocínia sentiámus. Per Chrístum Dóminum nóstrum. Amen.