VENERÁVEL PD. FREI TOMÁS DA VIRGEM
VENERÁVEL PD. FREI TOMÁS DA VIRGEM
Deus se comprazia em glorificar a seu servo. Desde as classes mais ínfimas até as mais elevadas da sociedade, acudiam à cela de Frei Tomás e o escutavam como a um oráculo. Ministros, Reis e Príncipes o consultavam sobre seus árduos negócios.
Doutores e teólogos lhe propunham as mais intrincadas questões escolásticas e Freis Tomás que a duras penas havia terminado a gramática, as resolvia todas deixando estes sábios admirados pela divina sabedoria que brotava dos lábios deste humilde religioso. Bispos, Cardeais e Núncios visitavam também Frei Tomás em busca de orientação e de conselho. Até mesmo o Romano Pontífice se admirava tanto que teria dado ordem a seu Núncio de Madrid que não tomasse nenhuma resolução de importância sem antes falar com o Santo Frei Tomás. Desde sua cama realizou um fecundíssimo apostolado. Os dons de conselho e de milagres eram nele familiares. Cheio de graça e de virtudes morreu em Madrid a 7de outubro de 1647. Pio VII aprovou a heroicidade de suas virtudes em 22 de setembro de 1805.
Oração ao Venerável Tomás da Virgem
Senhor Jesus! Permite-me recordar-te uma frase de teu servo Tomás da Virgem. “No padecer e estar na cruz com Cristo esta todo meu consolo”. Tu que sabes melhor que ninguém o que são dores e angustias, recorda-te do calvário que por teu amor sofreu o venerável Tomás da Virgem ao longo de quarenta anos e por seus méritos pede a teu Pai que nos concedas o favor que necessitamos.
Pai nosso...
Santíssima Mãe das Dores! Já que o Senhor se dignou reproduzir em teu devotíssimo Tomás o calvário de teu Filho e o teu, pede ao Pai por nosso Senhor Jesus Cristo, que lhe conceda também uma participação no glória das santos e, por tantos sofrimentos seus, o favor particular que te encomendamos
Ave Maria... Glória...
Oração:
Gloriosíssimo Frei Tomás! Intercedei por nós ante a Santíssima Trindade e concedei-nos a graça que vos pedimos. Amém.
Pai nosso... Ave Maria... Glória... (3 vezes)